fbpx

5 dicas para se vestir de forma mais confiante

Como é que pode organizar melhor o seu armário, e vestir-se de forma mais confiante?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ter estilo e vestir-se bem não é sinónimo de ter um armário cheio de peças tendência! Para nos vestirmos de forma a melhorar a nossa confiança, e nos sentirmos melhor com a forma como nos apresentamos ao mundo, não precisamos de seguir as últimas modas e muito menos ter o armário cheio de peças diferentes.

Só porque uma peça está na moda não significa que ela se adeque ao seu estilo pessoal, ou mesmo ao seu estilo de vida. Todas nós temos vidas ocupadas, mas também rotinas muito diferentes, e as roupas que vestimos devem comunicar não só quem nós somos, mas também acompanhar as nossas atividades do dia-a-dia.

Para que se possa sentir confiante com aquilo que veste preparei algumas dicas que se aplicam a qualquer estilo em qualquer estação do ano.

Descubra as peças que lhe dão mais confiança

Todas nós temos peças de roupa que, assim que nos vestimos nos sentimos mais confiantes. Estas são as nossas peças preferidas ou as nossas peças de conforto. Talvez seja porque nos fazem lembrar de uma ocasião especial em que a peça apareceu na nossa vida, por favorecer o nosso corpo ou até porque tem a cor indicada para o nosso tom de pele.

Saber como é que deve organizar o seu armário e como preparar outfits que fazem sentir-se mais confiante começa por observar – Quais são as peças preferidas que já tem no seu armário?

Pegue em cada uma delas, e observe com atenção porque é que gosta da peça. Será a sua cor, o comprimento das mangas ou o tecido?

A partir desta análise vai perceber o que é que mais gosta nas peças de roupa, e o que deve procurar a próxima vez que for às compras.

Adeque o conjunto à ocasião

Ter vestido um conjunto que é adequado à ocasião, é fundamental para que nos possamos sentir confiantes.

Ninguém se sente bem ao estar num casamento formal com umas calças de ganga. E também ninguém se sente confortável a trabalhar no escritório com um vestido de gala.

Por isso, opte por escolher peças, e criar conjuntos que se adequam às diferentes situações do dia-a-dia. Quase todas as peças podem ser usadas em todas as situações, apenas com diferentes sobreposições e adaptações nos acessórios e calçado.

Veja por exemplo como é que pode usar roupas de cerimónia no dia-a-dia.

Encontre um equilíbrio

Um look de sucesso passa por entender, não só a ocasião, mas também a força de cada peça. É óbvio que podemos misturar padrões diferentes no mesmo outfit, e até cores contrárias. Mas se não somos especialmente dotadas com uma grande sensibilidade estética, o melhor é mesmo jogar pelo seguro.

Se uma peça no seu outfit tiver um estampado muito colorido, ou cores muito fortes, procure combiná-la com peças mais neutras ou acessórios menos chamativos.

O mesmo acontece se quiser usar um colar muito grande e brilhante, deve procurar peças mais neutras, para que não haja demasiado ruído visual.

O objetivo vai ser sempre realçar os seus pontos fortes e disfarçar o que não a favorece tanto.

Consuma de forma consciente

A verdade é que ao contrário do que nos querem fazer acreditar, não há problema nenhum em repetir peças de roupa. A indústria da moda é das mais poluentes no mundo, e muitas das vezes compramos peças desnecessariamente.

Estas peças que compramos e não estão alinhadas com o nosso estilo pessoal, ou que não nos favorecem, acabam por ficar esquecidas no fundo do armário muitas vezes ainda com a etiqueta posta.

Então antes de voltar a comprar roupa observe com atenção aquilo que já tem, e experimente diferentes combinações das suas peças para criar novos outfits.

Vista o que a faz sentir-se bem

Por mais óbvia que esta dica possa parecer, a verdade é que muitas vezes acabamos por tomar decisões, na hora de nos vestirmos, mais para agradar os outros do que para nos sentirmos confiantes. Então, a partir de hoje quando se estiver a vestir pense primeiro no que a faz sentir-se bem a si.

Todas nós somos pessoas diferentes e o que fica bem a minha amiga pode não ficar bem a mim. Além disso, a melhor peça que podemos ter no nosso armário é a confiança! Se nós nos sentirmos bem, vamos automaticamente ficar muito mais bonitas!