Toda a gente sabe o quão importante é causar uma boa primeira impressão. Todos os dias, todas as pessoas que se cruzam connosco observam-nos, e é através da nossa imagem que tiram conclusões sobre nós.
Na verdade, também nós formamos a nossa própria opinião sobre os outros com base na forma como se vestem, e na sua linguagem não verbal, muito antes da pessoa ter a oportunidade de começar a falar. E, por muito que com a convivência a nossa opinião sobre alguém se possa ir alterando, a verdade é que a primeira impressão é sempre a que fica.
Saber como é que podemos causar um excelente primeiro impacto é fundamental para alcançarmos o sucesso nos vários domínios da nossa vida. Venha conhecer as minhas dicas, para aprender a causar uma boa primeira impressão, com a sua imagem.
Como é formada a primeira impressão?
Sabia que é nos primeiros 7 segundos que formamos a nossa opinião dos outros, com base no que vemos?
Ao fim deste tempo, a pessoa que acabou de a conhecer, a vai julgar, e tirar conclusões sobre si, nomeadamente em termos de:
- A sua idade,
- A sua profissão,
- A sua simpatia,
- O seu nível de escolaridade,
- O seu aspecto fisico.
- A sua competência.
Estas conclusões são tiradas, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Consulting Psychology, com base em três fatores principais:
- 7% de comunicação verbal ou o que se fala;
- 38% de postura corporal;
- 55% de imagem externa.
Como pode ver, mais de metade da primeira impressão percepcionada pelos outros, é baseada na nossa imagem. Por imagem externa entende-se a roupa e os acessórios, mas também a higiene e o estado das unhas, cabelo, maquilhagem e pele.
Embora estudos mais recentes tenham vindo a demonstrar que podemos recuperar de uma má primeira impressão, é muito mais fácil, e menos cansativo, acertar logo à primeira. Sem esquecer que, em algumas situações como entrevistas de emprego, poderemos não ter uma segunda oportunidade.
Como causar uma boa primeira impressão?
Aqui ficam algumas dicas simples, para que possa gerar uma excelente impressão, nos mais diferentes contextos.
Seja simpática!
Já ouviu dizer que “o sorriso é o melhor acessório que se pode usar”? É mesmo verdade!
As pessoas que sorriem aparentam ser mais simpáticas e de confiança. Mas, calma! Isto não significa que deve sair por aí a distribuir sorrisos forçados.
Em contextos sociais, esforce-se por parecer genuinamente interessada nas pessoas com quem está a falar, faça perguntas e ouça as respostas com atenção. Toda a gente adora falar sobre si, e isto vai fazer com que ganhe certamente bastantes pontos.
Atenção à higiene.
Os cuidados de higiene são muito importantes para mantermos uma imagem agradável e saudável. Não falo simplesmente em tomar banho, e/ou lavar a cara – isto é o óbvio, que já toda a gente faz.
O estado de conservação das nossas unhas, do cabelo, e até a saúde da nossa pele são importantes. Um cabelo mais estragado pode parecer sujo ou desleixado, mesmo estando em perfeito estado de limpeza.
Cuide da sua imagem
A nossa imagem tem um impacto gigantesco no nosso sucesso. A mensagem que a nossa comunicação visual transmite tem o poder de nos fazer conseguir melhores oportunidades de trabalho, promoções, clientes … tudo!
Isto não significa que precisa de ter roupas caras, ou de construir outfits muito elaborados. Tudo o que precisa é de ter uma imagem cuidada, limpa e profissional.
Conhecer bem o seu estilo pessoal, as cores que combinam com o seu tom de pele e os cortes de roupa que favorecem a sua silhueta já é um excelente ponto de partida. Mas, também é importante que saiba como se vestir para diferentes contextos, desde os mais formais, aos mais descontraídos, também é importante.
Tudo isto, bem conjugado, é a receita para provocar primeiras impressões fantásticas, e que certamente jogarão a seu favor, e lhe trarão resultados a curto/ médio prazo.
O papel da consultoria de estilo na construção da primeira impressão
Se é possível determinar a forma como o outro nos vê, porquê correr o risco de causar uma primeira impressão negativa?
É aqui que a consultoria de imagem entra em cena, para a ajudar!
Se as roupas que usamos transmitem impressões, que tal usá-las com propósito?
Afinal, elas são elas que comunicam ao mundo quem somos, como pensamos, e para onde queremos ir.
Marque hoje a sua primeira sessão.
