Como é que se pode preparar para regressar ao trabalho depois das férias cheia de estilo?
Regressar ao trabalho depois das férias é sempre uma altura de muitos conflitos internos. Se por um lado estamos contentes de voltar a ver as pessoas com que trabalhamos, e de voltarmos à nossa rotina, também há sempre uma parte de nós que queria descansar só mais um bocadinho.
Hoje venho partilhar consigo algumas dicas para que possa preparar os seus outfits de regresso ao trabalho com confiança.
Porque é que devemos ter em atenção o quê vestimos no trabalho?
Independentemente de trabalharmos no escritório mais formal, ou num local mais descontraído, a nossa imagem é sempre muito importante.
No mercado de trabalho, causar uma boa impressão é importante. A forma como nos vestimos, e nos apresentamos, contribuem para a forma como somos tratados pelos nossos colegas, e para a nossa evolução de carreira. Porque, em último caso, a forma como nos vestimos é sempre o único meio que temos de dizer quem somos, mesmo antes de começarmos a falar.
Para além do dress code específico de cada empresa, é importante termos em consideração a posição de trabalho, o ambiente e também as tarefas que precisa de realizar ao longo do dia. Isto porque para além da nossa roupa comunicar ela também deve fazer-nos sentir confiantes e por isso estar alinhada com o nosso estilo e adaptar-se à nossa rotina. É aqui que a consultoria de imagem entra em ação: para ajudar a encontrar um equilíbrio entre todos estes fatores.
Dicas de boas práticas
Independentemente de existir, ou não, um dresscode na sua empresa, existem alguns fatores que são transversais a todos os locais de trabalho. Regra geral, é importante alguma discrição. E não é difícil perceber que decotes muito grandes ou saias muito curtas nunca são indicados para nenhum local de trabalho!
Porém as regras vão um bocadinho para além disso. É importante que as suas roupas demonstrem credibilidade. Elas devem comunicar profissionalismo. Além disso, é importante que estas se alinhem em com seu estilo pessoal, para que se possa sentir confiante
Estes são os fatores que deve sempre ter em conta:
Calças clássicas
Independentemente do nível de formalidade da empresa, não há como errar com um ou dois pares de calças clássicas. Hoje em dia já existem modelos para todos os gostos, quer mais sóbrios, como também alguns mais criativos e com um toque de modernidade.
Já para não falar que este modelo de calça é extremamente versátil, e pode ser combinado com praticamente tudo.
Blazer
Tal como acontece com as calças clássicas, também já existem diferentes modelos de blazer, que pode escolher de acordo com a sua personalidade e gosto pessoal. Isto não significa que precisa de usar um blazer preto daqueles pesados, parecidos com os das nossas avós! Um blazer soltinho e branco também se adequa a locais de trabalho mais descontraídos.
Calças de ganga
É óbvio que em ambientes mais formais poderá não ser permitido usar calças de ganga, contudo se puder, e gostar, opte por modelos mais simples sem manchas ou rasgões. Esta peça pode transmitir um ar muito profissional quando conjugado com uma blusa de seda ou uma camisa de algodão.
Saias e vestidos
Existem imensos vestidos e saias adequados para o local de trabalho. Mas na verdade é muito difícil ficarmos mal com uma simples saia lápis ou um vestido bem cintado.
Tenha atenção aos decotes, ao comprimento e a qualquer recorte que possa mostrar mais pele no que o indicado para um local de trabalho.
Cores
Mesmo que trabalhe num local mais formal, isso não significa que esteja proibida de cores alegres. A única situação que aconselho a ter algum cuidado é com combinações de cores demasiado excêntricas.
Acessórios
Toda a gente sabe como os acessórios podem complementar de forma positiva os nossos looks. Contudo, acessórios muito grandes ou brilhantes podem não ser os mais indicados para um local de trabalho. Opte por acessórios mais sóbrios, como brincos pequenos colares só com um medalhão e lenços com padrões simples.
Evite toda e qualquer transparência
Embora existam muitas peças lindíssimas com transparências, elas não são de todo indicadas para o local de trabalho.
O ideal é ter um bom conjunto de peças que possa ir revezando, e que possam ser combinadas entre si, para que o seu visual não se torne demasiado repetitivo. Para além disso lembre-se que pode usar peças mais informais no local de trabalho formal e vice-versa se as coordenadas com peças mais adequadas à situação.