fbpx

Silhueta: Como é que pode descobrir a sua, e tirar partido dela?

Sabe qual é o formato da sua silhueta e conhece o seu biótipo?

Todas as mulheres gostam de vestir peças que lhes assentem bem. Certamente já lhe aconteceu experimentar uma peça de roupa, em que parece mais elegante, ou até mesmo mais alta, e de seguida vestir outra que realça todas as partes que menos gosta no seu corpo.

Isto acontece porque cada uma de nós tem um formato de corpo, ou biótipo diferente, e os cortes das peças que vestimos vão nos assentar melhor, ou menos bem, de acordo com esse parâmetro.

Para que possa começar a escolher peças que lhe assentem que nem uma luva, preparei este guia que precisa mesmo de ficar a conhecer!

Que tipos de corpos existem?

Em Consultoria de Imagem usamos 5 representações geométricas básicas para definir os diferentes biotipos.


Obviamente, são generalizações, e não representam a 100% a diversidade que os nossos corpos podem ter. Porém, são uma forma prática e funcional de a orientar, quando procura escolher modelitos que a favoreçam.

Conheça os diferentes tipos de silhueta que existem:

1. Triângulo ou Pêra

Neste tipo de corpo o tronco é mais estreito e as ancas são mais largas. Este biótipo pode ser ligeiramente alterado, dependendo do tamanho do peito, mas regra geral é quando a largura do peito é inferior à das ancas.

Para equilibrar a sua silhueta, o ideal é procurar peças que aumentam o volume da parte superior do tronco. Para isso, deve apostar em usar cores mais vivas na parte de cima, e mais neutras na de baixo, ou então dar volume aos ombros, através de mangas balão, ou com aplicações como folhos.

2. Retângulo

Nos corpos retangulares o peito e a cintura têm as mesmas medidas que a anca. Ou seja, os quadris têm a mesma largura que os ombros. São característicos de mulheres mais magras.

Para harmonizar a sua silhueta, e criar a ilusão de algumas curvas, é ideal que dê destaque à sua cintura, com o recurso a cintos, ou lenços. Evite peças retas ou muito soltas, uma vez que irá ficar sem formas, ou curvas.

silhueta

 

3. Triângulo Invertido

Neste caso, os ombros são mais largos, assim como o tronco, e as ancas são mais estreitas. Mulheres com este biotipo tem também as pernas mais finas, e as costas mais largas.

Para conseguir harmonizar a sua silhueta, deve retirar a atenção da parte superior do tronco. Pode fazê-lo dando destaque às suas pernas, com saias evasê ou baggy jeans. Prefira peças de baixo com bolsos laterais, pregas ou plissados. Na parte superior prefira tons mais neutros, e cores mais de destaque para a parte de baixo.

4. Oval

No biótipo Oval a zona da cintura é maior que as ancas, e a zona de maior diâmetro é a barriga.

Para criar uma silhueta mais harmoniosa, é uma boa ideia dirigir a atenção para as zonas mais estreitas do corpo, como as pernas, através do uso de saias escuras, de cós alto, ou calças de corte reto. Pode também destacar o rosto e a zona do pescoço com decotes, lenços ou colares longos.

Evite a todo o custo usar peças que não sejam do seu tamanho, já que usar roupa muito larga vai fazer com que perca todas as formas do seu corpo.

5. Ampulheta

Estes corpos são caracterizados por uma cintura definida e por medidas semelhantes de peito e anca.
Para manter a harmonia na sua silhueta deve manter as suas curvas em destaque, e evitar peças muito retas ou com cortes amplos. Por exemplo, escolha usar as t-shirts ou camisas dentro da parte inferior.

Seja qual for o seu tipo de corpo, encontrar roupa que assente que nem uma luva, e com a qual se sinta bem e confiante é o aspecto mais importante de uma boa consultoria de imagem.

Como descobrir o tipo da sua silhueta?

Vamos agora ver passo a passo como é que pode descobrir o seu biotipo.

Tire as suas medidas

Coloque-se de roupa interior, para que as medidas sejam o mais exatas possível.
Comece por tirar as medidas do seu peito, colocando uma fita métrica flexível em torno do seu tórax, na região mais volumosa. Aponte a medida.

Depois vamos medir a cintura. Coloque a fita métrica na zona mais estreita do corpo, entre as costelas e o umbigo. Anote os resultados.

Por fim, meça a zona mais larga do quadril, mais ou menos à altura da virilha. Aponte a medida.

Analisando os resultados

Compare as diferenças entre estas medidas. Se a diferença entre alguma delas for inferior a 3 cms, considere-as iguais.

Recorde-se que:

  • Se o quadril for a região mais larga, o seu biotipo é triângulo, ou pêra.
  • Se o seu peito for a região mais larga, o seu biotipo é o triângulo invertido.
  • Se a diferença entre as medidas for inferior a 5 cm, o seu biotipo é retangular.
  • Se a cintura for a medida mais larga, o seu biotipo é oval.
  • Se o peito e o quadril tiverem a mesma medida, o seu biotipo é ampulheta.