Como encontrar o melhor estilo para si.

Quando se trata de moda, há muitas tendências que vêm e vão. Pode ser difícil acompanhar o que está “dentro” e o que está “fora”. Mas há uma coisa que nunca sai de moda: o seu estilo pessoal.

O seu estilo pessoal é um reflexo de quem é. É uma forma de se expressar sem dizer uma palavra. E é algo que se pode controlar.

Neste texto, vou mostrar-lhe como encontrar e desenvolver o seu estilo pessoal. Vou também dar-lhe algumas dicas sobre como o incorporar na sua vida quotidiana.

Definindo o seu estilo pessoal

Como já mencionei, o seu estilo pessoal é uma expressão de quem é. É um reflexo do seu gosto, dos seus valores, e da sua personalidade. É a forma como opta por se apresentar ao mundo.

Ele pode ser uma ferramenta poderosa. Pode ajudá-la a expressar-se, a destacar-se da multidão, e a causar uma impressão duradoura. Pode também ser uma fonte de confiança e inspiração.

Então, como é que define o seu estilo pessoal?

O primeiro passo é pensar um pouco sobre quem é e o que quer comunicar. Assim que tiver uma ideia clara da sua própria identidade, pode começar a experimentar diferentes olhares e estilos até encontrar algo com que se identifique, e que a faça sentir-se bonita, confiante e empoderada.

Seja paciente, tenha uma mente aberta. Abrace a mudança e faça experiências. E o mais importante, divirta-se!

Desenvolver um sentido de estilo

O seu sentido de estilo é o que veste para corresponder à sua personalidade e às tendências atuais, que acabam sempre por nos influenciar, e ser um reflexo do tempo e cultura em que vivemos.

O seu sentido de estilo pode ser diferente de dia para dia, dependendo do seu estado de espírito ou da ocasião. Mas, não importa o quê, o seu estilo deve ser sempre uma expressão de si própria.

Há algumas coisas que pode fazer para desenvolver o seu próprio sentido de estilo.

  • Primeiro, tome algum tempo para aprender sobre estilos e tendências diferentes. Isto dar-lhe-á uma boa base para começar.
  • Depois, comece a experimentar a sua própria roupa e veja o que lhe fica bem.
  • E finalmente, não tenha medo de experimentar coisas novas! Seja ousado e divirta-se com a sua moda.

Incorporar tendências no seu estilo pessoal

Incorporar tendências no seu estilo pessoal pode ser uma ótima maneira de refrescar o seu aspecto e manter o seu guarda-roupa atualizado. Mas, como é que pode incorporar tendências de uma forma que se sinta fiel ao seu estilo pessoal?

Aqui estão algumas dicas:

  1. Primeiro, dê uma vista de olhos ao seu guarda-roupa atual. Identifique as peças que adora e em que se sente confortável. Estas são as peças que formam a base do seu estilo pessoal.
  2. Em seguida, dê uma vista de olhos às tendências que são atualmente populares, e veja se há alguma que possa incorporar nos seus looks.
  3. Se encontrar uma tendência que lhe agrade, tente incorporá-la no seu look de uma forma que lhe pareça natural. Por exemplo, se adora usar calças de ganga, e as calças rasgadas forem uma tendência que lhe desperta interesses, pode tentar adicionar um par de calças de ganga rasgadas ao seu guarda-roupa.

Lembre-se de que não tem de adoptar todas as diferentes tendências. O seu estilo deve ser um reflexo de quem é! Se a nova tendência não lhe serve, não a siga!

Organizar o guarda-roupa, de acordo com o seu estilo

Quando se trata de construir um guarda-roupa organizado, há algumas ideias-chave a ter em mente.

Em primeiro lugar, vai querer começar por destralhar o seu armário de qualquer roupa que não use ou que já não sirva. Isto tornará mais fácil ver com o que tem de trabalhar, e também tornará muito mais simples vestir-se de manhã.

A seguir, vai querer organizar a sua roupa por categorias. Pendure todas as suas camisas juntas, coloque todas as suas calças no mesmo lugar, e assim por diante. Isto tornará mais fácil encontrar o que procura, e também ajudará a prevenir que as peças fiquem umas em cima das outras, ou se estraguem.

Por exemplo: Sabia que as peças de malha nunca devem ficar penduradas em cabides? A pressão e a gravidade acabam por danificar a estrutura do tecido e da peça. Arrume as suas malhas em gavetas.

Finalmente, não se esqueça de usar recipientes de armazenamento para manter tudo arrumado e arrumado no seu lugar, especialmente no caso de peças sazonais, ou de cerimónia, que não precisam de estar dentro do armário que usa no dia a dia. Ao seguir estas dicas simples, terá um guarda-roupa organizado num instante.

Escolher acessórios

Assumindo que já tem uma ideia clara de qual é o seu estilo pessoal, os acessórios são o que precisa para acrescentar os toques finais ao seu visual.

Os acessórios certos podem fazer qualquer outfit passar de profissional, para casual, para look de festa, num instante. Mas, com tantas opções diferentes lá fora, pode ser difícil saber por onde começar.

Aqui estão algumas dicas para escolher acessórios de acordo com o seu estilo pessoal:

  • Se se considera mais uma pessoa mais clássica, ou tradicional, mantenha-se fiel a peças de joalharia simples e elegantes. Um colar de pérolas e brincos de diamantes, ou zircônias, são exemplos perfeitos.
  • Se gostar mais de seguir as tendências da moda, ou de looks mais criativos e divertidos, experimente acessórios diferentes e únicos. Pense em peças statement mais ousadas que irão realmente fazer o seu outift se destacar.
  • Se se inclinar mais para um estilo casual, ou urbano, concentre-se em encontrar peças que sejam ao mesmo tempo funcionais, confortáveis e elegantes.

Cabelo e maquilhagem

Há algumas coisas a ter em mente ao escolher o cabelo e a maquilhagem de acordo com o seu estilo pessoal.

O primeiro é escolher um estilo que lhe pareça autêntico. É importante escolher um look em que se sinta confortável e que reflicta a sua personalidade. Também quer ter a certeza de que o seu penteado e maquilhagem se complementam, não colidem e se adaptam às suas rotinas e horários no dia a dia.

Assim que tiver uma ideia geral do tipo de look que deseja atingir, pode começar a experimentar diferentes produtos de cabelo e maquilhagem para criar o seu estilo perfeito. Pode ser útil consultar um Consultor de Imagem ou Maquilhador Profissional, como eu, para obter alguns conselhos adaptados a si. Mas, em última análise, a melhor maneira de descobrir o que funciona para si é experimentar e divertir-se no processo!

Erros de estilo comuns a evitar

Há alguns erros de estilo que são comuns entre pessoas com um certo tipo de estilo pessoal. Se quiser manter uma imagem coerente e intencional, pode querer evitar estes erros:

Um erro que é frequentemente cometido é o uso de demasiadas tendências ao mesmo tempo. Isto pode fazer com que pareça que se está a esforçar demasiado, ou que não se tem a certeza de quem é. Escolha algumas peças básicas que pode misturar e combinar com diferentes tendências.

Outro erro é não usar de forma estratégica acessórios, para complementar os looks. Mesmo que não seja uma grande fã de jóias, ao adicionar algumas peças simples pode realmente elevar o seu visual. Um lenço, cinto ou bolsa pode também acrescentar um toque de personalidade à sua imagem, e completar o look como terceira peça.

Por fim, não se esqueça de evitar estilizar demasiado o seu cabelo. Demasiados produtos no cabelo, ou uma maquilhagem demasiado carregada, não só pode esconder os seus traços naturais mais bonitos, como se pode tornar insustentável no dia a dia.

Se quiser começar hoje a criar um armário desenhado à sua medida, e a aproveitar todo o potencial que a sua imagem tem, para a ajudar a alcançar o sucesso que tanto deseja, está na hora de se inscrever numa das minhas Consultorias de Estilo.

quiz de estilo pessoal