fbpx

O que é que a Cor da Roupa diz sobre si?

A cor da roupa não são apenas um detalhe. Elas transmitem sensações e mensagens importantes, que devemos dominar, se quisermos estar no controlo da nossa imagem pessoal, e do que ela comunica aos outros.

Mas, não fica por aqui: as cores das nossas peças de roupa têm ainda a capacidade de mudar a forma como nós, e até quem nos vê, se sente.

Se por um lado é fundamental conhecermos as cores que nos favorecem, com base no nosso tom de pele, por outro lado, é importante escolhermos, dentro da nossa cartela de cores, a ideal para cada ocasião. Isto sem nunca nos esquecermos de respeitar o nosso estilo pessoal.

Toda a gente sabe que o azul marinho e o preto são as cores “ideais” para usarmos em reuniões, ou entrevistas, por estas transmitirem uma mensagem de seriedade, confiança e profissionalismo. Mas, este não é o único caso em que podemos modificar a perceção que os outros têm de nós, a partir das cores que vestimos.

Fique atenta para conhecer as minhas dicas, e descobrir qual é a cor ideal para cada ocasião.

Introdução à Teoria da Cor

Conhecermos o básico da teoria e da psicologia das cores, é o primeiro passo para controlarmos a nossa imagem, usando as cores na nossa roupa.

Estudos feitos nesta área observam e identificam padrões na maneira como as cores são percebidas pelo nosso cérebro. Mesmo que cada um de nós seja diferente, e tenha a sua própria perceção sobre cada cor, os estímulos verificados em cada uma delas, são bastante transversais a todas as pessoas.

Por exemplo, as cores mais quentes (como o vermelho, o amarelo e o laranja) são geralmente interpretadas como mais alegres, estimulantes e dinâmicas. Por outro lado, os tons mais frios (como o azul, o verde e o roxo) são associados à tranquilidade e à seriedade.

Significados de cada cor na roupa

Antes de analisarmos, de forma prática, a mensagem que cada cor transmite quando associada a nossa roupa, é importante entendermos quais as mensagens associadas às cores mais conhecidas.

  • Azul – Esta cor fria transmite uma sensação de harmonia, Credibilidade, confiança, inteligência. Está também muito associada à saúde e à tecnologia. Num tom mais escuro transmite também sabedoria, e profundidade.
  • Vermelho – esta cor forte representa a extroversão, energia, a coragem e a sensualidade. Os seus Tons Mais Escuros exprimem também elegância e Firmeza.
  • Amarelo – Esta é uma cor que chama muita atenção, semelhança do vermelho, e que desperta a atitude. Geralmente, transmite uma mensagem de alegria, criatividade, jovialidade, curiosidade e otimismo.
  • Verde – conhecida por representar a esperança e a natureza, esta cor simboliza a tranquilidade, a liberdade, o crescimento, o equilíbrio, e a sorte.
  • Rosa – por ser uma combinação entre o branco e o vermelho, o rosa é quase meio-termo entre a calma e a euforia. É também uma cor que transmite delicadeza, simpatia e romance.
  • Roxo – Esta cor transmite uma mensagem de poder, mistério e intimidade, criatividade e transformação.
  • Laranja – semelhante ao vermelho, este tom sugere calor, simpatia, determinação, diversão e otimismo.
  • Cinzento – uma excelente cor para ser combinada com outras, já que a sua tonalidade neutra dá destaque às cores com que está combinada. O seu uso transmite uma mensagem de modernidade, intelectualidade, inovação e solidez.
  • Castanho – Combinável com praticamente todas as cores, o castanho faz-nos sentir seguros e aconchegados, por transmitir uma sensação de estabilidade.
  • Branco – Quem é que não adora branco? Perfeito para realçar a luz em todas as outras cores, e ideal para criar contraste entre as diferentes peças do outfit. Tudo isto enquanto transmite paz, inocência, clareza, tranquilidade e perfecionismo.
  • Preto – Por último, mas não menos importante, temos a cor do mistério e da elegância. Tão versátil como o branco, é perfeito para (quase) todas as ocasiões.

A mensagem que cada cor da roupa transmite a quem nos vê

Quente vs Frio

Uma excelente forma de conseguirmos dominar a mensagem que as cores que vestimos transmitem, é entender a dualidade entre as cores frias e quentes.

Segundo a teoria de Wundt ambos estes conjuntos de cores transmitem uma mensagem muito diferente.

Por um lado, as cores quentes estimulam-nos. Estão associadas a elementos da natureza como o fogo e o sol, e por isso parecem-nos ter movimento, e sugerem proximidade.

Já as cores frias, remetem-nos para o gelo, e por isso parecem afastar, ou retrair. Aos nossos olhos parecem estáticas, suaves e tranquilizantes.

Resumindo:

  • Cores quentes (cartelas de primavera e outono): Agitação, Amizade, Descontração, Energia, Interação e Proximidade.
  • Cores frias (cartelas de verão e inverno): Autoridade, Distância, Equilíbrio, Racionalidade, Refinamento e Tranquilidade.
Claro vs Escuro

A profundidade das cores é também um fator importante. Para esclarecer: uma cor é mais clara, quanto maior for a sua quantidade de branco, e mais profunda/escura quanto maior for a quantidade de preto.

As cores mais claras (recomendadas para tons de pele mais quentes), transmitem mensagens de acessibilidade, descontração, flexibilidade, informalidade, leveza e casualidade.

Já as cores mais escuras/ profundas (ideais para tons de pele mais frios) remetem para uma sensação de autoridade, formalidade, poder, seriedade, força e credibilidade.

E se as cores que combinam com o meu tom de pele não corresponderem à mensagem que quero transmitir?

As cores que mais favorecem o nosso tom de pele são nossas amigas, porque nos fazem parecer mais bonitas, mas por vezes podem parecer uma limitação. Afinal, se a sua cor preferida não combinar com a sua pele, significa que está condenada a uma vida inteira sem a usar?

Nada disso! Com alguns truques tudo é possível.

Por exemplo, quando nos vestimos, a menos que queiramos criar um look monocromático, vamos sempre estar a combinar diferentes cores. É na junção das mensagens de todas elas, que conseguimos encontrar um equilíbrio.

Além disso, o principal objetivo de usar cores que favoreçam o tom de pele é beneficiar o nosso rosto. Ora, com pequenos detalhes, como por exemplo lenços e cachecóis, conseguimos ter uma cor que faça parte da nossa cartela junto ao rosto, e outras diferentes no resto do outfit.

Já sabia que a cor podia influenciar assim tanto a sua imagem?