fbpx

Tecidos: Como Escolher as melhores Peças?

Quando começamos a ver as etiquetas das nossas peças, reparamos que existem vários tipos de tecidos usados na indústria têxtil, para fabricar as nossas roupas.

Cada tecido e tipo de fibra é diferente, e por isso existem alguns mais resistentes do que outros, e até mais quentes, ou mais frescos.

Para que saiba que tipo de tecido procurar na próxima vez que for às compras, criei este Guia especial para si:

Fibras de tecido: Naturais, Artificiais ou Sintéticas?

As fibras que formam os tecidos podem ser artificiais, naturais ou sintéticas. As fibras naturais são aquelas que têm origem vegetal ou animal: como o algodão, a seda, o linho ou a lã.

Já as fibras sintéticas são derivadas de compostos químicos, como o petróleo, no caso do poliéster. São conhecidas por secarem rápido e quase não se amarrotam, como a poliamida e o acrílico.

E as fibras artificiais são fibras produzidas em laboratório como a viscose, o lyocel e o acetato, por exemplo.

Existem também as fibras mistas, que são uma mistura de duas, ou mais, das faladas acima, e que podem ser combinações de diferentes proporções.

Tecidos Artificiais

Viscose

Esta é uma fibra artificial, com base em celulose. A sua composição é mais adequada para peças de roupa de verão, pois permite uma boa circulação de ar. É um tecido fino e com bom caimento, sendo frequentemente encontrado em peças como lingeries, saias e blusas, por exemplo.

Poliéster

O poliéster tem por base uma matéria-prima de origem fóssil, conhecida como petróleo. O seu processo de produção é barato e oferece bastante versatilidade aos tecidos, tanto nas cores, como na quantidade de brilho da peça.

Embora seja muito comum nas peças de fast-fashion, este tem alguns problemas. Não só não permite uma boa circulação de ar, como também não tem muita resistência ao calor. Sem falar do seu impacto negativo no ambiente.

Tecidos Sintéticos

Viscolycra

É um tecido sintético, feito através de uma combinação da fibra de elastano, com o fio da viscose. É um tecido elástico, e geralmente provoca um bom caimento da roupa no corpo. É utilizado na produção de camisas, blusas femininas, calças e afins.

Poliamida

A poliamida, também conhecida como nylon, é muito utilizada na confecção dos artigos de para desporto, como calças leggings. Isso porque se trata de um tecido sintético bastante confortável e leve, que permite uma maior movimentação.

Absorve pouca humidade, seca rápido e tem uma boa resistência mecânica. Além disso, é um material que não se deforma com facilidade e apresenta uma ótima durabilidade.

Tecidos Naturais

Algodão

O algodão é o tecido mais conhecido no mundo – e não é por acaso! Por ser uma fibra natural, é mais resistente e deixa o corpo “respirar”. Seca com facilidade, e absorve a humidade com mais facilidade ainda.

O tecido de lã é ótimo para peças de inverno, como casacos, blusas e cobertores. Além de ser resistente, é duradouro e maleável.

A lã também é útil para absorver a humidade, e é relativamente simples de passar a ferro.

Linho

O linho deriva de uma planta e, por não ter outras fibras na sua composição, é considerado um tecido nobre. Além disso, é muito resistente.

A sua utilização no mercado têxtil é bastante versátil, e por isso, o linho é ideal para camisas, roupas de cama ou mesa, guardanapos etc.

O que procurar na escolha do tecido?

Da próxima vez que for às compras, experimente estas dicas, para avaliar se a peça em questão é, ou não, uma boa compra:

Na etiqueta interna pode encontrar todas as informações sobre as fibras que compõem o tecido da peça. Quanto maior for a percentagem de cada uma, mais características a peça terá de cada uma delas.

Peças compostas por fibras naturais costumam ser mais caras, mas também são mais resistentes, amigas do ambiente e de maior qualidade.

Os tecidos sintéticos são bons para viagens, por não amarrotarem tanto e secarem mais rápido.
Peças de malha, e lã, devem sempre ser guardadas em gavetas, e não penduradas, para não se deformarem.

Agora que já sabe identificar a composição da sua roupa, aproveite para prestar atenção nas lojas e comprar apenas as que se adequam às necessidades do seu dia a dia!