fbpx

A sua imagem condiz com a Ambição Profissional?

A forma como se veste é um reflexo da sua ambição profissional, ou só a está a afastar dos seus objetivos?

O que vestimos, e toda a nossa aparência no geral, comunica com os outros, a todos os momentos, a pessoa que somos, e quem queremos ser. Embora muitas pessoas possam considerar que a roupa é apenas um aspeto fútil da nossa vida, a verdade é que passamos os nossos dias a fazer suposições sobre quem nos rodeia com base no seu aspeto. E as outras pessoas fazem o mesmo sobre nós.

Uma coisa é certa: a forma como alguém se veste tem muito a dizer sobre quem é. Venha descobrir se a forma como se veste combina com a sua ambição profissional, e como é que a pode melhorar.

Quais são os elementos mais importantes da sua imagem?

Tudo o que vestimos, e os diferentes detalhes de cada peça, transmitem uma mensagem, mas não é só isso que importa. Quando alguém olha para si, está a tirar conclusões, com base no que vê, analisando os seguintes aspetos:

1. Aparência – Neste campo, é analisado não só a aparência do estado das suas roupas, mas também outros elementos importantes como o estado do seu cabelo, a maquilhagem (ou falta dela), as unhas, a existência ou não de tatuagens, e por aí fora.

2. Comunicação – Ainda antes de falarmos (a comunicação verbal), estamos a comunicar de forma não-verbal, com as nossas expressões faciais, postura corporal e também o que temos vestido. Termos os braços cruzados, estalar os dedos, balançar as pernas: tudo isso passa uma imagem, mesmo que momentânea. Com o nosso corpo podemos demonstrar que estamos impacientes, aborrecidas ou ansiosas, e por isso devemos ter atenção à postura.

De que forma é que a imagem pode, ou não, transmitir a nossa ambição profissional? Pessoas com cargos, ou ambições de cargos diferentes, apresentam-se de forma diferente. Pense no ambiente de uma empresa: é normal que alguém do departamento financeiro se vista de uma forma completamente diferente de uma pessoa da parte do marketing, certo?

Isto porque os diferentes cargos pedem um nível de formalidade diferente. Enquanto um é esperado que seja ocupado por uma pessoa mais clássica, sóbria e tradicional, o outro pede alguém mais criativo e fora da caixa.

Vejamos alguns exemplos práticos de como a roupa influencia o que é esperado de nós, profissionalmente:

A “Enclothed Cognition”, ou cognição indumentária

Este termo foi usado pela primeira vez por Hajo Adam e Adam D. Galinsky (https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0022103112000200), num estudo que fizeram para entender de que forma é que associamos nos comportamos de forma diferente quando temos diferentes peças de roupa vestidas.

No seu estudo colocaram um físico a trabalhar com diferentes tipos de batas (bata de pintor, bata de médico, etc), e verificaram de que forma é que a sua atenção e capacidade de foco se alteravam, de acordo com o que vestia.

As suas descobertas mostraram-nos que a nossa perceção sobre uma determinada peça de roupa influencia o nosso humor, e a nossa performance. Por isso, independentemente se trabalha em casa, ou no escritório, antes de se vestir pense: “Como é que eu me quero sentir hoje, e que peças de roupa é que me fazem sentir assim?”

Qual é a importância das roupas na construção da imagem pessoal e profissional, a ambição profissional?

Até aqui, vimos que pensar nas roupas que escolhemos para trabalhar não é só não é para os profissionais do Design de Moda, certo? A sua imagem, e o seu estilo, não só influencia a sua confiança, como se sente, mas também como é vista e percebida pelos outros.

A sua imagem deve representar o que espera que os outros notem quando olham para si. Qualquer que seja o cargo que ambiciona alcançar, especialmente se falarmos de cargos de liderança, a sua imagem deve transmitir confiança, credibilidade, segurança e coerência.

Já entendeu de que forma é que o que veste, e a sua imagem, podem influenciar o seu sucesso profissional?

rute lopes mascarenhas

Pronta para dar o próximo passo?