fbpx

7 Passos para aumentar a Autoestima

A autoestima, ou a forma como nos sentimos a respeito de nós mesmas, é um dos aspetos mais importantes do bem-estar emocional.
Quando a nossa autoestima está elevada, somos mais fortes, torna-se mais fácil acreditar no nosso potencial, existe respeito por nós mesmos e geralmente estamos satisfeitos na maior parte do tempo. Quando a nossa autoestima está em baixo é sinal de que algo se passa e não nos sentimos felizes com quem somos.

O que é a autoestima?

A autoestima é uma componente crucial do nosso bem-estar e felicidade. É a nossa avaliação pessoal do nosso valor e capacidades, e pode ter um grande impacto na nossa vida diária e nas nossas relações. Se se está a sentir em baixo, não se preocupe – há várias formas de aumentar a sua autoestima e de se sentir mais confiante.

O que fazer para melhorar?

1. Comece as manhãs com momentos prazerosos!

Perceba quais são os estímulos que funcionam para si. O exercício físico é ótimo para qualquer pessoa. Se gosta de exercício comece os seus dias com alguma atividade que a deixe com uma dose extra de energia. Se não gosta, procure o que a faz sentir bem e comece o seu dia dessa forma: leia, medite, escreva, beba um café demorado… Vai fazer toda a diferença no decorrer do seu dia.

2. Elimine a culpa!
Muitas vezes o sentimento de culpa é tão grande que nos limita no nosso dia a dia. Por exemplo não se culpe se não lhe apetecer fazer nada, tem TODO o direito de ter momentos de ócio!
Em vez de se concentrar nas suas falhas e defeitos, faça um esforço consciente para se concentrares nos seus pontos fortes e qualidades positivas. Mantenha uma lista de coisas que gosta em si, e consulte-a quando se sentir em baixo.

3. Não se compare com as outras pessoas.
Cada pessoa é única, tem as suas experiências e a sua forma de viver a sua vida.
Não tente ser alguém que não é. Abrace as suas qualidades, interesses e talentos únicos, e não tenha medo de se destacar da multidão. Ser fiel a si própria irá ajudá-la a sentir-se mais autêntico e confiante. Faça e esteja apenas com quem lhe faz bem!

4. Desafie os pensamentos negativos.
Sempre que der por si a ter pensamentos negativos sobre si própria, desafie-os. Pergunte a si mesma se estes pensamentos são verdadeiros e, se não forem, substitua-os por afirmações positivas.

5. Viva o HOJE.
Não se preocupe com o que já passou ou com o que ainda está para vir! É muito importante para a autoestima o viver no agora!

Confie em si mesma! Uma atitude positiva e uma boa dose de confiança é o caminho para o sucesso e para alcançar os seus objetivos! Comemore tudo o que conseguir alcançar, permita-se a comprar uma coisa que já estava na sua lista de desejos há muito tempo, prepare um pequeno-almoço na cama ou até mesmo porque não tirar só um dia para si!

6. Pratique o autocuidado.
Tire um tempo para si mesma e faça coisas que a fazem feliz. Isto pode ser qualquer coisa, desde ler um livro até tomar um banho relaxante. Praticar o autocuidado ajuda a reduzir o stress e a aumentar os sentimentos de bem-estar.

7. Cuide da sua aparência.
A nossa aparência é muitas vezes a primeira coisa que as pessoas reparam em nós, e ter boa imagem pode dar-nos um impulso de confiança. Certifique-se de que está a cuidar de si própria, e que permite que a sua personalidade fantástica brilhe através do que tem vestido.

Em conclusão, a autoestima é algo que devemos cuidar todos os dias. “Autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que se valoriza a si mesmo”.
Lembre-se, nunca é tarde demais para cuidar de si e sentir-se bem na sua pele.

rute lopes mascarenhas

Pronta para dar o próximo passo?